sábado, 7 de maio de 2011

O Sangue dos Dinossauros, quente ou frio?

Desde muito tempo, cientista vem descutindo se os dinossauros tinham sangue quente, ou sangue frio. Eu acho que ja foi discutido e estudado o bastante para se obter a resposta. Antigamente, quando não se tinha conhecimentos, ou condições de estudar melhor os fóssis, achavam-se que os dinossauros eram seres estúpidos e lerdos, e teriam sangue frio como os répteis atuais. Até que, Robert Bakker, acreditou que talvez os dinossauros dinossauros não fossem tão lerdos assim. Essa teoria foi reforçada com a descoberta e estudos de novos dinossauros, como o velocirapor. Mas afinal, qual a diferença entre animais de sangue quente, ou sangue frio? Simples:
Animais de sangue frio são aqueles animais que não conseguem controla o clima corporal, e dependem do clima para se aquecerem ou se refrescarem. Como a maioria dos rápteis. Já os os de sangue quente, pode controlar a temperatura corporal  a vontade. Se fizer muito calor, eles podem se refrescar, se estiver muito frio eles podem se aquecer, utilizando algo de especial que possuem no corpo. 
Então, qual deles era o caso dos dinossauros? Não se pode afirmar em dinossauros em geral. Afinal, muitas espécies de dinossauros eram totalmente diferente da outra.  Alguns dinossaurs de sangue frio, por exemplo, era o Giganotossauro. Por que ele poderia ter sangue frio? Por que um animal de sangue frio presisa de menos comida do que um de sangue quente. O gigano era um predador, ele teria que caçar intensamente, com intervalos de longos descanços. Nem mesmo um predador como ele, conseguiria viver bem assim. Por isso, acreditam que ele, assim como outros predadores tinham sangue frio.
Um dos melhores exemplos de animais de sangue quente, era o Estegossauro. Suas placas dorsais possuiam vasos sanguineos, onde passava sangue, e com isso, ajudaria a manter a temperatura corporal. Outro exemplo, e dessa vez um predador, era o espinossauro, que com sua vela dorsal, podia manter constantemente a temperatura do corpo, ele podia se aquecer nos dias frios, e refescar-se nos dias quentes. Os espinossauros, eram bons dinossauros pescadores, ele era muito bom em pescas e podia passar horas do dia pescando, pegando alimentos, mais do que ele presisaria. 


E isso, espero que tenham entendido melhor sobre isso agora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

regras para comentários:
-Não chingar
-Não falar besteiras/palavrões
-Se for criticar uma postagem, não presisa chingar, critique educadamente.