domingo, 8 de maio de 2011

A vida de um Tiranossauro

Todos os seres vivos, nascem, reproduzem e morrem. Esta é a sinteze da vida der ser vivo. Mas, durante esse tempo muita coisa acontece, e em geral, coisas acontecem com qualquer um da mesma espécie. Na era dos dinossauros, os dinossauros também tinham uma vida, e muitas vezes, na vida de um Tiranossauro Rex, acontece coisas que só chegam a acontecer com uma individuo, mas, em geral, é a quase a memsa coisa. Por ironia, ou não, a vida de um Ser humano é quase a mesma coisa, a vidaé dividida em fases, a diferença é que cada dia é a memsa coisa, a mesma rotina. Poucas vezes a rotina é quebrada por algo de especial, e só muda de vez, quando também se muda de vida. Na vida de um Tiranossauro Rex, também acontecia rotineiras, como caçar, etc, mas, o que eu quero mostrar nesse post, é como era, em geral, a vida de um Tiranossauro, dividida em fases.

1° Fase - Nascimento
Assim como todos os dinossauros, o T.Rex nascia de um ovo, a cada postura, a mamãe t.rex botava de 10 a 20 ovos, em cerca de 1 mês, o filhote nascia e ja dava seus rugidinhos por aí, e era cuidado pela mãe, infelizmente, não era todos os ovos que sobreviviam, muitos embriões morriam no ovo.
2° Fase - Filhote
Acredita-se que enquanto pequenos, e indefesos, os filhotes eram cuidados e alimentados pela mãe. Pela ausencia de fraturas ou machucados nos fósseis de Filhotes de T.Rex, acredita-se que eles tinham ótimos cuidados paternos, e seus pais sempre o protegiam. Até que ele crescesse, e seguice sua vida.

3° Fase - Adolescencia
Depois de atingir a adolescencia, e não presisar mais dos cuidados paternos, o T.Rex se organiva em bandos formados por machos, fêmeas e juvenis. Ao chegar aos 10 anos de idade, ele atinge a maturidde sexual. E os machos deixam o bando e podem viver sozinhos, se virando, ou entrar uum um "clube" só de machos.
4° Fase - Idade adulta
Essa era a fase mais "agitada". Nela, ele caçava, se acasalava, entre outras coisas, durante essa fase outras fases aconteciam, como o acasalamento, mas isso já é outra parte. Nessa fase, ele está no auge da prredadoriedade. Era jovem, ágil, veloz, forte, e com isso ele pode caçar e matar várias espécies para sobreviver. Acreditam que eles caçavam em bandos. Podendo matar vários dinossauros grandes, fortes e e que davam alimentos para o bando todo. Acredit, que durante isso um ou outro morria, e era dixado, talvezpor isso,não se encontre tantos fósseis dele em bandos.
5° Fase - A vida continua, mas ainda mais dura
O Tiranossauro pode ser um dos maiores predadores que ja existiu, mas isso não impedia que a vida de um jovem seja dura. Mesmo sendo muito feroz, poderia ser atacado por exemplo, por um bando de dromaeossauro, sendo porque estavam com muita fome, e presisava decomida urgente, ou por querer defender o território. O T.Rex pode até ir embora, se não estiver com fome, ou por achar que pode achar presas maiores. Talvez até porque sejam raptors demais até para ele, mas em todo caso, é inevitável a morte de pelo menos 1 raptor. pode ser um bando de 3 ou 50, no minimo 1 raptor morre.
 6° Fase - Crescendo mais ainda
  O Tiranossauro Rex crescia muito rapido, chegava na idade adulta aos 16 anos, e crescia mais e mais, de 6 metros de comprimento e 2 toneladas, ele passava para 13 metros de comprimentos e mais de 6 toneladas! Mais rapido do muitos outros teropodes.


7° Fase - Acasalamento
Os machos procuram, e as femeas chaman. Tanto até que encontram seus parceiros. Após se encontrarem, eles "namoram" um pouco, e depois vão para o acasalamento. Na hora de se acasalar, a fêmea se abaixava, levantavaa cauda, e o macho enfiava seu vocês-sabem-o-quê na fêmea. E aí é aquele vai e vem...

8° Fase - Periodo Paternal
Depois de algum tepo do acasalamento, o Tiranossauro cuidará de sua cria. Seja femea ou macho. Nessa fase, Ele estará fazendo o mesmo que seus pais faziam quando ele era u m ovo e/ou um filhote, agora, era vez dele de fazer o mesmo, e é aí que outro tiranossauro surgrá, e terá a vida de um tiranossauro, é reproduzindo que se garante o futuro da espécie, por enqaunto... Ospaís deverão cuidar dos ninhos, quando os filhotes nascerem, eles deverão cuidar de seus filhotes, darão commida, proteção, e ao contrário doque lguns devem pensar, amor. Depois os filhotes crescem, e vocês ja sabem o acontece com ele, quanto aos país, depois que o filhotes creescem ele se separam, e seguem seu próprio rumo.
9° Fase - Avanço da Idade
Depois de dos filhostes crescerem e tomarem seu caminho, e se separar do pareiro ou parceira, a vida continua. Mas nem tanto. Como dito anteriormente os Tiranossauros cresciam muito rapido e chegava a ficar idoso mais rapido também. Agora ele está envelhecendo, ficando mais fraco, lento, e até mais burrinho. Não se da muito bem em muitas caças. Por isso limita-se a caçar presas fáceis, ou prcurava carniça, pelo menos, fome não passava.

10° fase - O fim
Todos os seres vivos, nascem e morrem. Eles vivem coisas que outros não viveram, passam por situações diferentes, tem uma vida. Nada é totalmente igual. Com o T.Rex também era assim. Cada individuo da espécie viveu por ciisas, teve aventuras e desafios. Mas tudo tem que acabar. A vida passa, a velhice chega. Os Tiranossauro vão perdendo suas forças, e até seus dentes. Durante a vida, T.Rex perdiam dentes qualquer hoa, qualquer briga, mas eles nasciam denovo, agora, não mais. Ficava "banguela". Fraco, lerdo, se armas, e aos poucos a morte vinha chegando, cada dia que passa, ai ficando mais velho, e acaba morrendo. Assim acontece com todos. Até com os seres humanos. Na juventude, podemos ser aventureiros, escalar montanhas, viver experiencias marcantes, mas na velhice, tem um limite. Perdemos as forças, não somos mais tao ágeis como eramos. Mesmo que fiquemos saudaveis, u dia ou outro, morreremos, seja como for. De velhice, de doença antural, ou até acidentes, mais cedo ou mais tarde, nosso coração parará de bater. Assim acontecia com os Tiranossauros, e os demais dinossauros. Um dia, eles envelhecem, enfraquecem, e morrem. Depois da morte, ou o corpo vai se decompondo sozinho até se fossilizar e ser encontrado depois de milhões de anos, ou podem vir dinossauros carnivoros para se aproveitar da carcaça. Termina aí, uma vida.
  


Bom, é isso. Espero que tenham gstado do post, e que tenham aprendido, e entendido alguma coisa. 



Créditos das imagens:             
Doc - Walking with Dinosaurs
Doc - Jurassic Fight Club - T-Rex hunt
Doc - Pre-historic park - ep1 - Tyrannosaurus Rex
Revista - Mundo Estranho – Maio de 2009 – Conspirações (com edições minhas)

Fontes de texto:
Conhecimento prórpio
Estudos e teorias próprias
Revista - Mundo Estranho – Maio de 2009 – Conspirações 
Doc - Walking with Dinosaurs
Doc - Jurassic Fight Club - T-Rex hunt
*Adaptações feitas por mim*

12 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Gostei muito do seu post, ajudou minha prima rs'
    bem. o que quero dizer é que na 2º fase você cometeu um pequeno erro que não pude deixar de notar..... escreveu "seguice" e se escreve com ss =S
    Mas em geral, estava ótimo
    até mais

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, fico feliz que este post tenha ajudado alguém.
    Sei que a alguns erros de português, principalemtne pelo fato de que eu escrevo meio rapido as vezes, mas não ligo para eles.

    ResponderExcluir
  3. "9° Fase - Avanço da Idade
    Depois de dos filhostes crescerem e tomarem seu caminho, e se separar do pareiro ou parceira, a vida continua"...(Entendi errado?)

    Olha na minha opinião os T.rex's depois de relacionarem morrem com seus parceiros
    (as)...isso é que o documentário 'Dinosaur Revolution',diz.

    ResponderExcluir
  4. eu me chamo matheus e tava lendo o que voce escreveu e gostei muito mas da proxima vez nao fala nao a fase7

    ResponderExcluir
  5. Muito legal essa materia adorei !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. muitoo legal Aprendi coisa que não sabiaa me ajudou muitoo

    ResponderExcluir
  7. Digite seu comentário... tudo otimo goestei muito viu .bom trebelho. meu nome e roberto

    ResponderExcluir
  8. Você atribui seus erros de Português ao fato de digitar rápido mas boa parte dos erros que observei se deve a ignorância de fato e não a acidentes de percurso. Sentiria ímpetos de pegar seu texto na íntegra, corrigi-lo e salvá-lo entre meus guardados mas nas informações ali contidas há ficção demais, o que compromete profundamente sua credibilidade. Melhor deixar tudo errado mesmo, assim diminuem bastante as chances de um desavisado o levar mais a sério do que deve. Leia mais, atenta e vagarosamente e assim, quem sabe, aprende a escrever corretamente com o devido respeita a nossa língua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, desculpe não ter lido seu comentário antes, pelo fato de ler beeeem de vez em quando o que pode ter aparecido. Mas bem, agradeço sua critica construtiva, e prometo que, se algum dia eu voltar a fazer algo parecido, me atentarei mais a língua portuguesa, ate porque na época em que escrevi isso eu devia ter uns 14 anos (em 2011) e detestava a matéria de português e não levava isso aqui muito a sério. Pois bem, quanto a erros de informações, e ficções, bem, as fontes de onde retirei as informações estão ali, eu apenas reeditei e escrevi numa linguagem mais coloquial, usando um artigo como modelo e adicionando outras coisas a mais. O que for de pura ficção, eu na minha inocência da época, não percebi e peço desculpas se um desavisado tomou como verdade pura qualquer cosia que esteja escrito muito fora da realidade.

      Excluir

regras para comentários:
-Não chingar
-Não falar besteiras/palavrões
-Se for criticar uma postagem, não presisa chingar, critique educadamente.