sábado, 9 de outubro de 2010

Tyrannotitan




O Tyrannotitan foi sem duvida um dos maiores predadores que existiu. Seu nome significa “Titan Tirano” ou também conhecido como “Grande Tirano”. A somente uma espécie desse gênero, o Tyrannotitan Chubutensis, foi descrito por Fernando E. Novas, Silvina de Valais, Vickers Pat-Rich e Rich Tom em 2005. O nome Chubutensis da-se ao local onde foi descoberto, em Chubut na Argentina. Os fósseis foram encontrados na Fazenda La Juanita. O fóssil com o holótipo MPEF PV-1156 incluía a dentária parcial, dentes, as vértebras de trás, vértebras próximas da cauda, costelas e divisórias, uma cintura escapular segmentaria úmero, cúbito, ílio parcial, um fêmur quase completo, fíbula e dois metatarsos da esquerda. O parátipo MPEF PV-1157 é conhecido por os ossos da face, o dentário direito, dentes isolados, atlas, vértebras cervicais, vértebras dorsais (7, 10 e 13), centro das vértebras  parcialmente preservados, costelas, o fêmur direito, 2° metarsos esquerdo incompleto e falanges do pé 2.I, 2.II, e 3.III. O fêmur media cerca de 1,40 cm, 3 cm a menos que o do giganotossauro. O parátipo MPEF PV-1157 aproximadamente 7% maior que o holótipo MPEF PV-1156.

  
O Tyrannotitan viveu de 112.2 a 121 milhões de anos atrás no período aptiano, inicio do cretáceo. A coluna vértebral da cauda era excepcionalmente alto, o dobro do tamanho do centro da coluna vertebral. Isso faz um rabo muito profundo semelhante ao ceratosauros. È antepassado dos carcharodontossaurídeos, e até mesmo do giganotossauro. Apesar de se parecer com um T.Rex ele era um Charcharodontossaurídeo e era apenas um primo afastado do Tiranossauro. Ele podia ser maior que o Tiranossauro, media 12 metros de comprimento e 5-6 toneladas, porém, era normal alguns chegarem a medir 7 metros de altura e 15 metros de comprimento, e 8 toneladas. Porém, somente os maiores chegavam a essas medidas.




Pouco se sabe do Tyrannotitan, apenas uma descrição dos fósseis foi publicada. Seus dentes chegavam a 25 cm de comprimento. Eram diferentes dos outros carcharodontossaurídeos. Seus dentes eram menos laminados. Seus dentículos eram incomuns, pode distinguir um sulco no centro, dividindo cada dentículo em duas partes. Seus braços, assim como os do T.Rex eram pequenos. Ele podia caçar grandes dinossauros, como enormes saurópodes. Assim como os giganotossauros.
                                                            
Dados:
                                                                  
Nome: Tyrannotitan.
Nome científico: Tyrannotitan chubutensis.
Tamanho: 12 - 15,50 metros de comprimento e em média de 5 até 7,80 metros de altura.
Local: América do sul.
Época: Período Cretáceo.
Alimentação: Carnívora.
Família: Carcharodontosauridae.


Classificação Ciêntifica
Reino:            Animalia
Filo:               Chordata
Classe:           Reptilia
Superordem:   Dinosauria
Ordem:          Saurischia
Subordem:     Theropoda
Superfamília:  Allosauroidea
Família:          Carcharodontosauridae
Gênero:          Tyrannotitan  
                                                                       

3 comentários:

  1. muito bom mais vc só errou a altura rs :]!!!!e vlw pelo q vc fez com o ESPINOPÉDIA legal vc tirou bonito com ele

    ResponderExcluir
  2. Victor Laurant...
    Você acabou com o 'ESPINOPÉDIA'...

    ResponderExcluir
  3. O Tyrannotitan e um dos meus favoritos

    ResponderExcluir

regras para comentários:
-Não chingar
-Não falar besteiras/palavrões
-Se for criticar uma postagem, não presisa chingar, critique educadamente.