O pinacossauro foi um dinossauro quadrúpede ornitisquiano da família dos ankilossaurideos. Seu nome cientifico é Pinacosaurus grangery, que significa lagarto prancha.
O pinacossauro viveu no final do período cretáceo, há 80-75 milhões de anos átras, no final do estágio Santoniano ao final do campaniando. Ele foi encontrado na Ásia, na China e Mangólia, os cientistas acreditam que ele vivia nas regiões mais deserticas, porque quase todos os seus fósseis foram encontrados em depósitos localizados em dunas de areia. Foi um dos primeiros ankilossaurídeos a ser encontrado na Ásia. Como todos os ankilossaurideos, ele se alimentava de plantas. Geralmente das plantas rasteiras, por não conseguir alcançar folhas mais altas. Ele possuía um bico como o de um papagaio na frente e sem dentes, atrás ele possuía dentes frágeis. Por isso ele evitava comer folhas duras, e cemia folhas mais macias, como sambambaias.
O Pinacossauro poderia respirar muito bem e fácil. Isso por que em seu nariz tinha numerosos ossos finos e curvos. Essas fossas nasais eram revestidas de membranas. Provavelmente o ajudaria a respirar melhor para aquecer, filtrar e umedecer o ar quepercorria essas fossas.
O Pinacossauro possuía um crânio muito forte, duro como capacete. Protegida por placas ósseas.
O Pinacossauro media 5,5 metros de comprimento, e cerca de 2 metros de altura. Seu peso ainda é desconhecido.
Como todos os ankilossaurideos o Pinacossauro possuía uma armadura que começava na ponta do nariaz, até o fim de sua cauda. Era formada por placas ósseas, que cobriam suas costas. Apenas sua barriga não era protegida. Além da splacas ósseas, a armadura também possuía espinhos, que diminuiam conforme fosse aprossimando-se da cauda. No fim da cauda, como todos os ankilossaurídeos, o pinacossauro possuía uma clava, cujo era formada por pedaços grossos de ossos soldados. Era dura e pesada, mas os músculos longos e fortes da cauda, o ajudavam a movimenta-la, deixando-a flexível. Com essa clava ele derrubava qualquer inimigo. Um dos seus miores era o tarbossauro, mas ele não assustava muito o pinacossauro, pois o mesmo poderia se defender com sua armadura e ataca-lo com sua clava.A mordida de um Tarbossauro não era muito poderosa a ponto de poder quebrar sua armadura, caso tentasse, sua boca seria ferida. O pinacossauro concerteza daria um golpe de sua clava na pata do inimigo, quebrando-a e fazendo com que ele caísse no chão.
O único jeito de se matar um pinacossauro, é fazendo com que ele fique de barriga para cima. Mas era muito fácil. Somente predadores com muita fome seria capaz de entar. Não se sabe o peso dele, mas se sabe que não era do tipo leve. Então um carnivoro teria dificuldades em vira-lo de barriga para cima. O predador deveria ser rápido, e usar suas forças para fazer isso. Após vira-lo, ele morderia na barriga, ja arrancando pedços de carne. Matando assim o Pinacossauro.
O crânio do Pinacossauro era imcomum porque sua superfície não está toda recoberta de placas ósseas. Em vez disso, foram descobertas poucas placas, e de dimensões modestas, cobrindo apenas parte do crânio.Ja foram descobertos cerca de 30 espécimes de fósses de pinacossauro.
poderia ser muito dificil viralo de barriga para cima por causa de seus espinhos o protegiao e entao ele nao tinha predadores por que todos morriam levando marretadas na perna o carnivoro nao podia andar e morria se o carnivoro foce atacalo na cintura o efeito seria fatal por que pegaria no focinho do carnivoro por ele nao ser tao grande mais a força dele nao se conparava com a do ankylossauro era bem maior do que um carro e o pinacossauros nao passa disso
ResponderExcluir