sábado, 30 de outubro de 2010

Pinacossauro


O pinacossauro foi um dinossauro quadrúpede ornitisquiano da família dos ankilossaurideos. Seu nome cientifico é Pinacosaurus grangery, que significa lagarto prancha.
O pinacossauro viveu no final do período cretáceo, há 80-75 milhões de anos átras, no final do estágio Santoniano ao final do campaniando. Ele foi encontrado na Ásia, na China e Mangólia, os cientistas acreditam que ele vivia nas regiões mais deserticas, porque quase todos os seus fósseis foram encontrados em depósitos localizados em dunas de areia. Foi um dos primeiros ankilossaurídeos a ser encontrado na Ásia. Como todos os ankilossaurideos, ele se alimentava de plantas. Geralmente das plantas rasteiras, por não conseguir alcançar folhas mais altas. Ele possuía um bico como o de um papagaio na frente e sem dentes, atrás ele possuía dentes frágeis. Por isso ele evitava comer folhas duras, e cemia folhas mais macias, como sambambaias.

O Pinacossauro poderia respirar muito bem e fácil. Isso por que em seu nariz tinha numerosos ossos finos e curvos. Essas fossas nasais eram revestidas de membranas. Provavelmente o ajudaria a respirar melhor para aquecer, filtrar e umedecer o ar quepercorria essas fossas.
O Pinacossauro possuía um crânio muito forte, duro como capacete. Protegida por placas ósseas.

O Pinacossauro media 5,5 metros de comprimento, e cerca de 2 metros de altura. Seu peso ainda é desconhecido. 

Como todos os ankilossaurideos o Pinacossauro possuía uma armadura que começava na ponta do nariaz, até o fim de sua cauda. Era formada por placas ósseas, que cobriam suas costas. Apenas sua barriga não era protegida. Além da splacas ósseas, a armadura também possuía espinhos, que diminuiam conforme fosse aprossimando-se da cauda. No fim da cauda, como todos os ankilossaurídeos, o pinacossauro possuía uma clava, cujo era formada por pedaços grossos de ossos soldados. Era dura e pesada, mas os músculos longos e fortes da cauda, o ajudavam a movimenta-la, deixando-a flexível. Com essa clava ele derrubava qualquer inimigo. Um dos seus miores era o tarbossauro, mas ele não assustava muito o pinacossauro, pois o mesmo poderia se defender com sua armadura e ataca-lo com sua clava.A mordida de um Tarbossauro não era muito poderosa a ponto de poder quebrar sua armadura, caso tentasse, sua boca seria ferida. O pinacossauro concerteza daria um golpe de sua clava na pata do inimigo, quebrando-a e fazendo com que ele caísse no chão.
 O único jeito de se matar um pinacossauro, é fazendo com que ele fique de barriga para cima. Mas era muito fácil. Somente predadores com muita fome seria capaz de entar. Não se sabe o peso dele, mas se sabe que não era do tipo leve. Então um carnivoro teria dificuldades em vira-lo de barriga para cima. O predador deveria ser rápido, e usar suas forças para fazer isso. Após vira-lo, ele morderia na barriga, ja arrancando pedços de carne. Matando assim o Pinacossauro.

O crânio do Pinacossauro era imcomum porque sua superfície não está toda recoberta de placas ósseas. Em vez disso, foram descobertas poucas placas, e de dimensões modestas, cobrindo apenas parte do crânio.Ja foram descobertos cerca de 30 espécimes de fósses de pinacossauro.




Um comentário:

  1. poderia ser muito dificil viralo de barriga para cima por causa de seus espinhos o protegiao e entao ele nao tinha predadores por que todos morriam levando marretadas na perna o carnivoro nao podia andar e morria se o carnivoro foce atacalo na cintura o efeito seria fatal por que pegaria no focinho do carnivoro por ele nao ser tao grande mais a força dele nao se conparava com a do ankylossauro era bem maior do que um carro e o pinacossauros nao passa disso

    ResponderExcluir

regras para comentários:
-Não chingar
-Não falar besteiras/palavrões
-Se for criticar uma postagem, não presisa chingar, critique educadamente.