sábado, 16 de outubro de 2010

Micropaquicefalossauro



O nome micropachicefalossauro vem do latim “Lagarto Cabeça Dura”. Ele foi um pequeno dinossauro herbívoro do final de cretáceo há 80-70 milhões de anos atrás, na Ásia, tendo seus fósseis descobertos na China, onde vivia, província de Shandong.
 O que mais chama atençao nesse dinossauro, é seu nome, cujo é o maior nome cientifico entre os dinossauros. O nome cientifico é Micropachycephalosaurus hongtuyanensis, que contém 37 letras no total. A nomeação oficial da espécie ocorreu em 1978. Mesmo tendo o maior nome, foi o menor dinossauro que exissiu, medindo cerca de 50 cm de comprimento e 40 cm de altura, seu peso é desconhecido.
Não se sabe muito sobre esse dinossauro. Encontraram apenas um esqueleto incompleto. Apesar de ter o nome 'Pachicefalo' que significa "cabeça dura", e de fazer parte da familia dos Paquicefalossaurideos (como o pachicefalossauro), ainda á duvidas neste respeito, Pois, sua cabeça não possuía uma cupúla como as dos outros. Ele possuía tipo uma espécie armadura na cabeça muito pequena.  Não foram encontrados nenhum tipo de espinho, ou protuberancia óssea, como nos outros pachicefalossaurídeos. Não existe muitas ligações com os demais pachicefalossaurídeos.
Ele vivia nas florestas Ásiaticas, e se alimentava de folhas. Seu tamanho pequeno era uma boa vantagem, pois podia comer plantas que ficavam baixas, sem se preocupar dos dinossauros enormes roubarem seu alimento. ALém disso, também é bom para se esconder dos predadores, pois ele podia se esconderno meio da vegetação, dificilmente seria percebido por algum predador. 
Dados do dinossauro:
Nome: Micropachicefalossauro
Nome cientifico: Micropachycephalosaurus hongtuyanensis
Tamanho: 50 CM de comprimento e 40 cm de altura
Peso: Desconhecido
Local: Ásia
Periodo: Cretáceo, 80-70 milhões de anos atrás

Dados cientificos:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Ornithischia
Subordem: Marginocephalia
Infraordem: Pachycephalosauria
Família: Pachycephalosauridae
Género: Micropachycephalosaurus


2 comentários:

  1. Amei!! estou fazendo um trabalho sobre este dinossauro e este blog me ajudou bastante!!!
    Preciso entregar meu trabalho de escola quinta-feira dia 13/10 se você puder me ajudar e me mandar algumas curiosidades e algo sobre o comportamento dele mande pelo meu facebook: Beatriz de Paula (eu serei a com a foto do pluto) Obrigada mesmo assim!!! ♥

    ResponderExcluir
  2. Olá Beatriz. Fico feliz que esta postagem no blgo tenha lhe ajudado. Eu realmente sinto muito, as não posso mais lhe ajudar. Como eu disse no post não se sabe muito sobre este dinossauro. E praticamente tudo que eu sabia sorbe ele ja escrito. A unica coisa que poderia lhe dizer sobre seu comportament é que eles costumavam ser mais discretos. Eles ficava no meio das plantas altas se alimentando, e vivendo suas vidas. Não incomodamam os outros animais.
    Boa sorte com o trabalho. E se rpesisar, estou a disposição.

    ResponderExcluir

regras para comentários:
-Não chingar
-Não falar besteiras/palavrões
-Se for criticar uma postagem, não presisa chingar, critique educadamente.