terça-feira, 11 de outubro de 2011

Oxalaia quilombensis

Oxalaia quilombensis foi um dinossauro carnívoro espinossaurídeo que viveu a cera de 98 milhões de anos atrás no Período cretáceo no Brasil.Seu nome é uma homenagem à divindade africana Oxalá e quilombensis remete ao fato de que a Ilha do Cajual já foi um quilombo, onde viveram descendentes de escravos. Foi nomeado por Alexander W.A. Kellner, A.K. Sergio Azevedo, Elaine Machado, Luciana B. Carvalho e Deise D.R. Henriques em 2011. Com cerca de 13 metros de comprimentos, 4,5 de altura e pesando 6 toneladas, foi o maior dinossauro terópode brasileiro, superando o Pycnonemosaurus (O ex-maior terópode brasileiro), e o segundo maior espinossaurideo do mundo, perdendo apenas para o espinossauro.

Restos do Oxalaia foram descobertos em 1999 na Ilha do Cajual, no Maranhão. Consistia apenas em vestígios do maxilar com 7 dentes e com a narina do Dinossauro. Porém a identificação e divulgação da descoberta foi realizado apenas 12 anos depois, em 2011.
                                                                 (Detalhes no fósil encontrado)
                                                                                (O focinho)
                                                                            

A reconstrução do animal se baseou em seus parentes africanos. Com caracteristicas tipicas dos outros espinossauriodes, como o Espinossauro. Acredita-se que alguns milhões de anos antes do Oxalaia, uma especie pode ter migrado África para a América do Sul, ja que na época, os 2 continentes eram ligados, dando origem ao Oxalaia.
Acredita-se que, assim como os outros espinossaurideos, o Oxalaia se alimentava principalmente de peixes. Seu focinho era longo, assim como dos outros da familia. Diferente do Pycnonemosaurus, ele não dependia muito do olfato para encontrarseu alimento. Possuía dentes menores e mais fracos.Suas garras eram grandes, o que o ajudava ainda mais a pegar seus alimentos. Com sua vela dorsal, poderia manter a temperatura corporal a vontade. Além disso, a vela também servia para atraír as fêmeas na época de acasalamento.
Dados:
Nome: Oxalaia quilombensis 
Tamanho: 4 metros de altura e 12 de comprimeto
Peso: Cerca de 6 toneladas
Alimentação: Carnívoro.

3 comentários:

regras para comentários:
-Não chingar
-Não falar besteiras/palavrões
-Se for criticar uma postagem, não presisa chingar, critique educadamente.