segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Sue - O Maior e mais bem conservado Tiranossauro ja encontrado

Todos ja devem ter ouvido falar de Sue, o maior e mais bem conservado Tiranossauro Rex já encontrado até hoje. Nessa postagem vamos conhecer um pouco mais sobre Sue, e as chances de se encontrar um T.Rex talvez maior que Sue. 


Descoberta:
No verão de 1990 uma equipe estava explorando a Reserva Indígena do Rio Cheyenne , no oeste de Dakota do Sul, e um dos pneus do caminhão havia esvaziado,e parte da equipe foi a cidade para resolver o problema, e Sue Hendrickson decidiu explorar o local, e acabou encontrando fragmentos ósseos, e os levou até a equipe, concluíu-se que eram um Tiranossauro e foram lá ver se encontrariam mais ossos. Acabaram encontrando, e ele estava 80 % completo. 

Fêmea ou Macho?
Não se sabe o verdadeiro Sexo de Sue. Apenas daram um feminino em homenagem a sua descobridora. Mas as possibilidades de Sue ser macho, não são totalmente descartadas. Mas provavelmente era fêmea, isso por que, as fêmeas de tiranossauro eram maiores e mais robusts que os machos. E sue não é apenas a maior T.Rex encontrada como também é a mais conservada. Na minha opnião, Sue é realmente fêmea, e as possibilidades são poucas da espécime ser macho, pelo menos para mim.


Problemas....
A equipe teve problemas pela descoberta. Acontece que o grupo indígena do local, queriam a posse do fóssil. Após um discução, a equipeacabou levando o fóssil. Mas como?  Era difícil levar ossos grandes assim. Foi necessários helicopteros para carregar algumas partes dos ossos. 

Leilão:
Após a descoberta, surgiu uma  Disputa sobre quem seria o proprietário leagal dos ossos. Aós disputas e julgamentos, decidiu então fazer um leilão. O museu Fieldem chicago, tentou compra-los, mas era caro demais, e eles tentaram conseguir financiamento, e conseguiram. Em 4 de outubro de 1997 o leilão começou em $ 500.000, em menos de 10 minutos o museu Field conseguiu comprar Sue dando o maior lance. 

Exibição:
Hoje, o esqueleto está em exposição no Field. Deu um pouco de trabalho coloca-lo em exposição, ja que era muitopesado. O crânio principalmente, teve que ser colocado separado, por pesar muito, e fizeram uma réplica mais leve para colocar no esquelto. Ocrânio original está exposto separadamente.



Estudos feitos:
Após o fechamento de um estudo concluíu-se que Sue possuía 28 anos de idade quando morreu. Os ossos possuíam muitos danos, Uma lesão na região do ombro direito de Sue resultou em um ombro danificado, rasgado em um tendão do braço direito, e três costelas quebradas, esses ferimenos foram curados posteriormente. Sue deve ter sofrido em vida, mais conseguiu resistir. Concerteza foi resultado de várias brigas, e talvez de infeccções, como uma que sua coxa sofreu. 

Como Sue morreu?
Após a descoberta, especulava-se que Sue havia morrido em uma enchente que sua cabeça foi coberta por lama, impedindo-a de respirar. Como a parte de trás do crâni estava danificada acreditou-se dela ter morrido em algum combate com outros Tiranossauros. Ou talvez por causa de feridas e dificuldades da vida. Para mim talvez, ela tenha morrido realmente com a cabeça coberta de Lama,mas talvez ela teve alguma briga antes disto acontecer, quem sabe ela não teve uma batalha dificl e acabou caíndo e talvez alguma enchoradda, ou um rio poderia ter pego ela. Talvez tenha chovido no dia.

Tamanho:
O fóssil media 12,8 m de comprimento e 4 m de altura (até a pelve, ou seja, não é o total). O crânio, de 272 kg e 1,5 m


Sue aparece no livro Dead Beat  de Jim Butcher. Onde se não me angano ela revive como um Zumbi. Mas nunca li o livro. Só sei que Sue possuí uma participação.

Agora, será mesmo que Sue era o maior Tiranossauro que existiu?
Realmente, não da para ter certeza. Será que ele é mesmo o maior descoberto? 
Não da para ter certeza da resposta de nenhuma das perguntas acima? Pelo menos não ocm 100% de certeza. Para inicio de conversa, Tiranossauros são raros. ouseja, são dificeis de se encontrar. Até 1996 apenas cerca de 10 esqueltos haviam sido encontrados. Pode ser que existiu um T.Rex maior que Sue, mas anda não foi descoberto. Não é todo dia que se encontra um Tiranossauro, e ainda mais o maior ja encontrado. Outra coisa também, de acordo com o site http://www.achetudoeregiao.com.br/dinossauros, a equipe de Jack Hornerrecentemente encontrou um esqueleto de T.Rex que pode ser ainda maior que Sue, com mais de 13,5 m de comprimento ! ! ! Mas, não tenho mais informações dessen achado, nem se é verdadeiro, mas eu acho que pode sim ser verdadeiro, apenas não foi divulgado muito, mas também pode ser mentira, apenas para acrescentar alguma coisa que chamasse a atenção no site. Se Sue é o maior descoberto ATÉ HOJE acho que tem 99,99% de ser realmente, mais tem 80% de chances de ter existido um ou mais Tiranossauros maiores, queapenas não foram descobertos ainda. 

Sue é o 2° maior esqueleto de dinossauro já reconstruído, perdendo apenas para o esqueleto do Giganotossauro, que media cerca de 13 metros. Quanto ao esqueleto do espinossauro, não se pode consta0lo na lista, ja que o mais bem conservado era umfilhote e foi destruído em um bombardeio , e os outros, foram apenas pouco fragmentos.
Qualquer duvida, comente

5 comentários:

  1. é cara...existe alguns t.rex's(ja com uma estrutura)consideravel mas falta muito para reconstrui-los eles são estimados maiores que "Sue" ,assim,"Sue" não é a t.rex's maior.

    ResponderExcluir
  2. Bem, na realidade, como o Netinho afirmou acima, existem sim, evidências de T.rex maiores do que Sue. Atualmente, muitos entendem e defendem que Sue não é o maior T.rex encontrado, mas sim, o Maior Esqueleto Completo, afinal, inumeras evidências apontam animais maiores. Caso fique dúvidas, animais como o Giganotossauro e o Espinossauro, tem seus tamanhos estimados a partir de fragmentos, assim como os do T.rex. O Giganotossauro ganhou muita fama em 1995, (eu me lembro muito bem como fiquei triste por saber que existia um predador maior do q o T.rex), mas até hoje, CERTEZA ninguem tem do tamanho dele. O Fóssil do museu em Atlanta, não tem 13 metros não, têm 12.2 metros. Calcula-se que o segundo espécime encontrado, que era apenas uma parte de uma mandíbula, seria 10% maior do que o holótipo, chegando ao pouco mais de 13 metros. FATOS são FATOS, e contra isso não há opiniões ou especulações, a realidade é que NUNCA se comprovou, apenas se ESTIMA o tamanho máximo e/ou total do Giga ou do Espino. Eu acredito sim, que ambos tivessem o porte parecido com o do T.rex, e que o Giga fosse mesmo mais pesado, e o Espino mais comprido, mas não maiores. FRAGMENTOS SÃO FRAGMENTOS. Pouco se sabe sobre esses dois dinossauros à fundo, enquanto não forem descobertos novos fósseis, é mera especulação.

    ResponderExcluir
  3. "18m"...
    Estimativas tão grandes para um dino tão desconhecido,não acha(m)?

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo, terei que discordar de você nessa parte: Sue é apenas o esqueleto de tiranossauro mais completo. Pois já foram descobertos dois ou três esqueletos de t rex maiores do que Sue. em 2000/2001 foi descoberto por Jack Horner um t rex cerca de 10% maior que sue denominado C-rex e por volta desta data outro ainda maior 20% que sue denominado V-rex significa que C-Rex tinha cerca de 6,2 metros de altura e 14,2 metros de comprimento e o V-rex cerca de 6,7 metros de altura e 15,6 a 16,2 de comprimento.

    Porém vi em muitos sites que os cientistas estão tentando diminuir o tamanho e a altura do tiranossauro rex . Por que C-rex e V-rex com alturas superiores a 6 metros e comprimentos superiores a 14 metros o tiranossauro ficaria em segundo lugar sendo maior que o giganotosaaurus e o carcharodontossaurus.

    ResponderExcluir
  5. cara esse dino ae é grande msm mmas acho que não é o maior de todos

    ResponderExcluir

regras para comentários:
-Não chingar
-Não falar besteiras/palavrões
-Se for criticar uma postagem, não presisa chingar, critique educadamente.