domingo, 8 de maio de 2011

A vida de um Tiranossauro

Todos os seres vivos, nascem, reproduzem e morrem. Esta é a sinteze da vida der ser vivo. Mas, durante esse tempo muita coisa acontece, e em geral, coisas acontecem com qualquer um da mesma espécie. Na era dos dinossauros, os dinossauros também tinham uma vida, e muitas vezes, na vida de um Tiranossauro Rex, acontece coisas que só chegam a acontecer com uma individuo, mas, em geral, é a quase a memsa coisa. Por ironia, ou não, a vida de um Ser humano é quase a mesma coisa, a vidaé dividida em fases, a diferença é que cada dia é a memsa coisa, a mesma rotina. Poucas vezes a rotina é quebrada por algo de especial, e só muda de vez, quando também se muda de vida. Na vida de um Tiranossauro Rex, também acontecia rotineiras, como caçar, etc, mas, o que eu quero mostrar nesse post, é como era, em geral, a vida de um Tiranossauro, dividida em fases.

1° Fase - Nascimento
Assim como todos os dinossauros, o T.Rex nascia de um ovo, a cada postura, a mamãe t.rex botava de 10 a 20 ovos, em cerca de 1 mês, o filhote nascia e ja dava seus rugidinhos por aí, e era cuidado pela mãe, infelizmente, não era todos os ovos que sobreviviam, muitos embriões morriam no ovo.
2° Fase - Filhote
Acredita-se que enquanto pequenos, e indefesos, os filhotes eram cuidados e alimentados pela mãe. Pela ausencia de fraturas ou machucados nos fósseis de Filhotes de T.Rex, acredita-se que eles tinham ótimos cuidados paternos, e seus pais sempre o protegiam. Até que ele crescesse, e seguice sua vida.

3° Fase - Adolescencia
Depois de atingir a adolescencia, e não presisar mais dos cuidados paternos, o T.Rex se organiva em bandos formados por machos, fêmeas e juvenis. Ao chegar aos 10 anos de idade, ele atinge a maturidde sexual. E os machos deixam o bando e podem viver sozinhos, se virando, ou entrar uum um "clube" só de machos.
4° Fase - Idade adulta
Essa era a fase mais "agitada". Nela, ele caçava, se acasalava, entre outras coisas, durante essa fase outras fases aconteciam, como o acasalamento, mas isso já é outra parte. Nessa fase, ele está no auge da prredadoriedade. Era jovem, ágil, veloz, forte, e com isso ele pode caçar e matar várias espécies para sobreviver. Acreditam que eles caçavam em bandos. Podendo matar vários dinossauros grandes, fortes e e que davam alimentos para o bando todo. Acredit, que durante isso um ou outro morria, e era dixado, talvezpor isso,não se encontre tantos fósseis dele em bandos.
5° Fase - A vida continua, mas ainda mais dura
O Tiranossauro pode ser um dos maiores predadores que ja existiu, mas isso não impedia que a vida de um jovem seja dura. Mesmo sendo muito feroz, poderia ser atacado por exemplo, por um bando de dromaeossauro, sendo porque estavam com muita fome, e presisava decomida urgente, ou por querer defender o território. O T.Rex pode até ir embora, se não estiver com fome, ou por achar que pode achar presas maiores. Talvez até porque sejam raptors demais até para ele, mas em todo caso, é inevitável a morte de pelo menos 1 raptor. pode ser um bando de 3 ou 50, no minimo 1 raptor morre.
 6° Fase - Crescendo mais ainda
  O Tiranossauro Rex crescia muito rapido, chegava na idade adulta aos 16 anos, e crescia mais e mais, de 6 metros de comprimento e 2 toneladas, ele passava para 13 metros de comprimentos e mais de 6 toneladas! Mais rapido do muitos outros teropodes.


7° Fase - Acasalamento
Os machos procuram, e as femeas chaman. Tanto até que encontram seus parceiros. Após se encontrarem, eles "namoram" um pouco, e depois vão para o acasalamento. Na hora de se acasalar, a fêmea se abaixava, levantavaa cauda, e o macho enfiava seu vocês-sabem-o-quê na fêmea. E aí é aquele vai e vem...

8° Fase - Periodo Paternal
Depois de algum tepo do acasalamento, o Tiranossauro cuidará de sua cria. Seja femea ou macho. Nessa fase, Ele estará fazendo o mesmo que seus pais faziam quando ele era u m ovo e/ou um filhote, agora, era vez dele de fazer o mesmo, e é aí que outro tiranossauro surgrá, e terá a vida de um tiranossauro, é reproduzindo que se garante o futuro da espécie, por enqaunto... Ospaís deverão cuidar dos ninhos, quando os filhotes nascerem, eles deverão cuidar de seus filhotes, darão commida, proteção, e ao contrário doque lguns devem pensar, amor. Depois os filhotes crescem, e vocês ja sabem o acontece com ele, quanto aos país, depois que o filhotes creescem ele se separam, e seguem seu próprio rumo.
9° Fase - Avanço da Idade
Depois de dos filhostes crescerem e tomarem seu caminho, e se separar do pareiro ou parceira, a vida continua. Mas nem tanto. Como dito anteriormente os Tiranossauros cresciam muito rapido e chegava a ficar idoso mais rapido também. Agora ele está envelhecendo, ficando mais fraco, lento, e até mais burrinho. Não se da muito bem em muitas caças. Por isso limita-se a caçar presas fáceis, ou prcurava carniça, pelo menos, fome não passava.

10° fase - O fim
Todos os seres vivos, nascem e morrem. Eles vivem coisas que outros não viveram, passam por situações diferentes, tem uma vida. Nada é totalmente igual. Com o T.Rex também era assim. Cada individuo da espécie viveu por ciisas, teve aventuras e desafios. Mas tudo tem que acabar. A vida passa, a velhice chega. Os Tiranossauro vão perdendo suas forças, e até seus dentes. Durante a vida, T.Rex perdiam dentes qualquer hoa, qualquer briga, mas eles nasciam denovo, agora, não mais. Ficava "banguela". Fraco, lerdo, se armas, e aos poucos a morte vinha chegando, cada dia que passa, ai ficando mais velho, e acaba morrendo. Assim acontece com todos. Até com os seres humanos. Na juventude, podemos ser aventureiros, escalar montanhas, viver experiencias marcantes, mas na velhice, tem um limite. Perdemos as forças, não somos mais tao ágeis como eramos. Mesmo que fiquemos saudaveis, u dia ou outro, morreremos, seja como for. De velhice, de doença antural, ou até acidentes, mais cedo ou mais tarde, nosso coração parará de bater. Assim acontecia com os Tiranossauros, e os demais dinossauros. Um dia, eles envelhecem, enfraquecem, e morrem. Depois da morte, ou o corpo vai se decompondo sozinho até se fossilizar e ser encontrado depois de milhões de anos, ou podem vir dinossauros carnivoros para se aproveitar da carcaça. Termina aí, uma vida.
  


Bom, é isso. Espero que tenham gstado do post, e que tenham aprendido, e entendido alguma coisa. 



Créditos das imagens:             
Doc - Walking with Dinosaurs
Doc - Jurassic Fight Club - T-Rex hunt
Doc - Pre-historic park - ep1 - Tyrannosaurus Rex
Revista - Mundo Estranho – Maio de 2009 – Conspirações (com edições minhas)

Fontes de texto:
Conhecimento prórpio
Estudos e teorias próprias
Revista - Mundo Estranho – Maio de 2009 – Conspirações 
Doc - Walking with Dinosaurs
Doc - Jurassic Fight Club - T-Rex hunt
*Adaptações feitas por mim*

sábado, 7 de maio de 2011

O Sangue dos Dinossauros, quente ou frio?

Desde muito tempo, cientista vem descutindo se os dinossauros tinham sangue quente, ou sangue frio. Eu acho que ja foi discutido e estudado o bastante para se obter a resposta. Antigamente, quando não se tinha conhecimentos, ou condições de estudar melhor os fóssis, achavam-se que os dinossauros eram seres estúpidos e lerdos, e teriam sangue frio como os répteis atuais. Até que, Robert Bakker, acreditou que talvez os dinossauros dinossauros não fossem tão lerdos assim. Essa teoria foi reforçada com a descoberta e estudos de novos dinossauros, como o velocirapor. Mas afinal, qual a diferença entre animais de sangue quente, ou sangue frio? Simples:
Animais de sangue frio são aqueles animais que não conseguem controla o clima corporal, e dependem do clima para se aquecerem ou se refrescarem. Como a maioria dos rápteis. Já os os de sangue quente, pode controlar a temperatura corporal  a vontade. Se fizer muito calor, eles podem se refrescar, se estiver muito frio eles podem se aquecer, utilizando algo de especial que possuem no corpo. 
Então, qual deles era o caso dos dinossauros? Não se pode afirmar em dinossauros em geral. Afinal, muitas espécies de dinossauros eram totalmente diferente da outra.  Alguns dinossaurs de sangue frio, por exemplo, era o Giganotossauro. Por que ele poderia ter sangue frio? Por que um animal de sangue frio presisa de menos comida do que um de sangue quente. O gigano era um predador, ele teria que caçar intensamente, com intervalos de longos descanços. Nem mesmo um predador como ele, conseguiria viver bem assim. Por isso, acreditam que ele, assim como outros predadores tinham sangue frio.
Um dos melhores exemplos de animais de sangue quente, era o Estegossauro. Suas placas dorsais possuiam vasos sanguineos, onde passava sangue, e com isso, ajudaria a manter a temperatura corporal. Outro exemplo, e dessa vez um predador, era o espinossauro, que com sua vela dorsal, podia manter constantemente a temperatura do corpo, ele podia se aquecer nos dias frios, e refescar-se nos dias quentes. Os espinossauros, eram bons dinossauros pescadores, ele era muito bom em pescas e podia passar horas do dia pescando, pegando alimentos, mais do que ele presisaria. 


E isso, espero que tenham entendido melhor sobre isso agora.